Blog Confira nossas notícias em nosso Blog Nine

Voltar

4 Dicas para utilizar a carta de crédito do seu consórcio

Muitas pessoas e empresas buscam adquirir bens de maior valor, como imóveis e veículos. No entanto, não são todas que dispõem do valor integral para comprá-los à vista. Para ajudar na compra, é comum a participação em consórcios — uma modalidade de crédito coletiva formada por interessados na aquisição de um bem ou serviço específico.

Nesse caso, a compra ocorre por meio da carta de crédito. Esse documento é obtido ao ter a cota de participação sorteada ou ao oferecer o maior lance. Porém, é interessante entender melhor como se planejar e utilizar a forma de pagamento corretamente.

Está interessado em participar de um consórcio? Então conheça 4 dicas de como utilizar a carta de crédito para realizar os seus planos!

1. Entenda o que acontece após a contemplação

Um dos pontos mais importantes para usar sua carta de crédito é entender o que ocorre após a contemplação. Na prática, é preciso continuar pagando as mensalidades do consórcio até que o grupo seja encerrado ou quitar todas as parcelas.

Além disso, convém saber que a carta de crédito não é liberada imediatamente após a contemplação. Após essa etapa, será preciso apresentar a documentação solicitada pela administradora dependendo do tipo de consórcio e das regras de cada contrato.

Por isso, vale a pena compreender quais são as etapas que compõem o processo de pós-contemplação.

Confira!

Análise de crédito

Antes de liberar a carta de crédito, a administradora do consórcio realiza análise de crédito do contemplado, caso ainda haja parcelas a serem pagas. Nesse caso, cabe ao consorciado entregar um conjunto de documentos indicados pela empresa e atualizar seus dados.

Em seguida, é feita a análise de crédito do contemplado para identificar informações sobre o perfil financeiro e o histórico de pagamento. A ideia é identificar se o consorciado tem capacidade de continuar realizando os pagamentos e os riscos envolvidos na transação. 

Ademais, quando há parcelas ainda pendentes do crédito consorciado, é comum que o bem adquirido passe por alienação fiduciária. Ou seja, ele é oferecido como garantia para a administradora até que o consorciado quite toda a dívida.

Em outros casos, a garantia oferecida pode ser um avalista ou fiador. Nesse cenário, a outra pessoa assume a responsabilidade de pagar as parcelas em caso de atraso e pode ser cobrada pela administradora, inclusive em ações judiciais.

Indicação do proprietário ou prestador

Com toda a documentação em dia e o crédito aprovado, o processo passa para a segunda etapa, que é o pagamento do bem ou serviço. Nela, é preciso informar os dados do proprietário do bem ou do fornecedor para que a administradora repasse o valor da carta de crédito a ele. 

Portanto, o valor referente à carta de crédito não é cedido diretamente ao consorciado sorteado ou que o obteve via leilão. Na realidade, a administradora transfere o montante à contraparte. Por exemplo, ao dono do imóvel e veículo desejado ou à empresa prestadora do serviço.

2. Considere as possibilidades de uso

O próximo passo para utilizar o valor da carta de crédito é entender quais podem ser as alternativas para destinar os recursos. Para tanto, você deverá considerar a modalidade do consórcio e as regras previstas no contrato específico junto à administradora.

Se você tiver um consórcio imobiliário, por exemplo, não será possível adquirir um veículo — e vice-versa. Considerando essas questões, veja exemplos do que você pode adquirir nas principais modalidades de consórcio!

Consórcio imobiliário

Como você viu no exemplo, a compra de um imóvel é uma das possibilidades no consórcio imobiliário. Você pode usar o crédito para dar entrada ou comprar à vista um terreno, uma casa, um apartamento ou até uma laje corporativa.

A propriedade pode servir como novo lar para sua família, filial de seu negócio ou como fonte de renda. Afinal, você tem a opção de alugá-la para inquilinos. Assim, no longo prazo, pode se tornar viável obter um retorno do investimento e até lucrar com a aquisição.

Outra possibilidade é utilizar a carta de crédito para fazer uma reforma. Caso você já tenha um imóvel ou escolha uma propriedade que precise passar por renovações, essa pode ser uma alternativa para realizar os seus planos. 

Consórcio de veículo

Se esse for o tipo do consórcio, é possível utilizar o crédito para a compra de um carro ou moto, seja para suas necessidades ou da sua empresa. Caso o preço do veículo seja menor que o prêmio do consórcio, é possível usar a diferença para custear o IPVA, emplacamento e taxas relativas ao seguro, por exemplo.

Ou seja, em qualquer tipo de contrato, leia as condições propostas para entender os tipos de bens ou serviços que podem ser adquiridos. Ter esse conhecimento desde a contratação ajudará a tomar melhores decisões. 

3. Considere a venda da carta de crédito

Há administradoras que permitem a venda da carta de crédito contemplada. Nesse caso, você pode vender o documento a outro integrante do consórcio ou até para uma pessoa de fora do grupo, de maneira a obter lucro.

No entanto, você terá que continuar arcando com as demais prestações até a venda, de qualquer maneira. Logo, a alternativa pode ser oportuna, desde que você não se esqueça de se manter em dia com o pagamento das prestações.

Já se você não quiser adquirir o bem ou serviço inicialmente desejado, preferindo o acesso aos valores da carta de crédito sem precisar vendê-la, saiba que isso também é possível. Aqui, é preciso aguardar o prazo de 180 dias da contemplação e ter quitado todas as mensalidades. 

4. Negocie as condições de compra

Independentemente do bem ou do valor da carta de crédito, o consórcio permite que você faça uma aquisição à vista. Afinal, o pagamento feito pela administradora em parcela única ao vendedor ou fornecedor. 

Por isso, antes de finalizar a compra, vale negociar as condições do negócio. Isso porque a quitação à vista pode garantir descontos ou outras vantagens que tornarão a aquisição mais interessante.

Agora você sabe o que acontece após ser contemplado com a carta de crédito de um consórcio. Como visto, a contemplação traz algumas obrigações junto à administradora e exige atenção às regras de uso. Porém, conhecendo as normas do contrato e se planejando corretamente, será possível utilizar os recursos da melhor forma possível.Gostaria de participar de um consórcio? Então entre em contato conosco da Nine Soluções e faça uma simulação!

28.junho

Conheça a rotina de um representante comercial Nine

Veja algumas das principais atribuições no dia a dia dos representantes comerciais da Nine. Leia Mais.

27.junho

6 dicas para aumentar a performance em vendas

Confira dicas para que você, representante comercial, amplie a sua performance em vendas. Leia Aqui.

14.junho

Quais os documentos necessários para um consórcio?

Está pensando adquirir um bem ou serviço e buscar uma opção mais econômica e planejada? Então, o consórcio é uma excelente alternativa.  Por meio do consórcio, pod

Fale conosco no WhatsApp