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Quais os documentos necessários para um consórcio?

Está pensando adquirir um bem ou serviço e buscar uma opção mais econômica e planejada? Então, o consórcio é uma excelente alternativa. 

Por meio do consórcio, pode-se alcançar um objetivo, seja ele a compra de um imóvel, um veículo ou até mesmo a contratação de um serviço. 

Mas, para participar desse processo, é preciso ter em mãos alguns documentos essenciais. Neste artigo, vamos explicar quais são esses documentos e apresentar as vantagens de realizar um consórcio.

Boa leitura!

O que é e como funciona um consórcio?

O consórcio é uma modalidade coletiva bastante eficaz para facilitar a aquisição de bens, sejam eles imóveis, veículos, propriedades ou serviços.

Esse método opera através da formação de grupos de pessoas com interesses semelhantes, que contribuem com pagamentos mensais para criar um "fundo comum". A cada mês, pelo menos um participante do grupo é contemplado com o crédito pela administradora do consórcio, assegurando a aquisição do bem.

O processo de seleção dos contemplados é conduzido pela Loteria Federal, que determina qual membro receberá o crédito primeiro. No entanto, todos têm as mesmas chances de contemplação e, eventualmente, serão atendidos.

Quais as vantagens de fazer um consórcio?

Veja quais benefícios um consórcio pode agregar à sua vida:

  • Consórcios oferecem custo baixo, porque não exigem valores de entrada e a parcela inicial é poupada para a aquisição do bem. Além disso, não há cobrança de juros, apenas uma taxa de administração.

  • O risco em consórcios é baixo comparado a outras opções de investimento, pois o montante é destinado exclusivamente ao saldo de caixa do grupo de consorciados.

  • Ajuda a melhorar o planejamento financeiro, permitindo que você estruture melhor o seu orçamento, fique em dia com as prestações e tenha a chance de receber a contemplação.

  • Menos burocracia do que outras formas de aquisição de bens, facilitando o processo.

  • Maior poder de negociação, permitindo o pagamento à vista do bem adquirido.

  • Auxilia na formação de um bom patrimônio por meio da organização das prestações, facilitando o investimento recorrente em um bem ou serviço durável.

  • Poder de compra maior, afinal, quando contemplado, o crédito flexível em consórcios possibilita escolher onde, quando e o que comprar, desde que a categoria do bem escolhido seja respeitada.

  • Permite a contratação individual ou conjunta em um único contrato, independentemente de parentesco entre os participantes.

Como deve ser feito o pagamento da primeira parcela do consórcio?

O pagamento da 1ª parcela da comissão é condicionado à verificação da conformidade dos documentos da venda. A administradora orienta que os vendedores solicitem os documentos ao cliente no ato da negociação. 

O prazo para realizar a conformidade é de, no mínimo, 3 dias úteis, então fique atento às vendas realizadas no fim do mês 

Quais são os documentos solicitados para realizar um consórcio?

A documentação varia de pessoa para pessoa. Confira:

PESSOA FÍSICA

• Documentos de identificação (RG e CPF);

• Comprovante de renda;

• Comprovante de estado civil em caso de composição de renda com o cônjuge;

• Proposta de adesão assinada pelo cliente;

• Termo de ciência.

PESSOA JURÍDICA

• Documentos de identificação dos sócios (RG e CPF);

• Contrato Social e alterações;

• Faturamento (Balanço do último exercício, DRE e Balancete recente, ou adesão do Simples Nacional ( Declaração e Extrato do Simples);

• Proposta de adesão assinada pelo representante legal da empresa (conforme definido no Contrato Social ou procurador, mediante apresentação de procuração pública);

• Termo de ciência.

Fique atento a esses 5 fatores:

  1. Todos os documentos enviados deverão ser legíveis.
  2. É imprescindível que a documentação seja digitalizada - os arquivos de foto devem ser desconsiderados. 
  3. Não serão aceitas propostas assinadas por terceiros. No caso de assinaturas físicas, você deve digitalizar e enviar ao nosso departamento administrativo.
  4. Será realizada, também pela administradora, a verificação de compatibilidade da renda com o documento enviado, obedecendo o critério de verificação da capacidade de pagamento.
  5. Em caso de pessoa jurídica, pode ser solicitado documentos complementares para aprovação do consórcio. 

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