Blog Confira nossas notícias em nosso Blog Nine

Voltar

Cartas de consórcio contemplado: como funciona e como conseguir?

Quem participa de um consórcio precisa saber quais são os termos desse tipo de crédito e como funcionam os seus documentos. Nesse contexto, as cartas de consórcio contemplado são um dos conceitos mais importantes para os participantes e interessados.

Elas garantem direitos e podem ser utilizadas de diversas maneiras pelos seus detentores. Assim, ao ter uma carta contemplada, será possível exercer as garantias contratuais comprando bens ou adquirindo serviços.

Se você quer saber mais sobre as cartas de consórcio contemplado, não perca este conteúdo!

O que é uma carta de consórcio?

Ao participar de um consórcio, você se une a um grupo de pessoas que têm o objetivo de comprar bens ou contratar serviços específicos. A ideia é formar uma espécie de poupança conjunta, em que todos os participantes depositam valores mensais.

Existem consórcios para compra de imóvel, veículo, para aquisição de valores, contratação de determinados serviços, entre outros objetivos. Para regulamentar e trazer credibilidade a essa negociação, uma administradora fica responsável pela organização e gestão do grupo.

Periodicamente, determinados consorciados terão acesso à carta de consórcio, também conhecida como carta de crédito. Ela funciona como um pagamento à vista. Assim, a carta poderá ser utilizada para a compra do bem determinado pelo consórcio ou a contratação do serviço escolhido.

Portanto, é por meio desse documento que um participante consegue atingir o objetivo que o levou a entrar no consórcio. Vale destacar que a carta não dá direito ao recebimento de dinheiro, mas sim à compra ou contratação objeto do contrato.

Para que ela serve?

Como você viu, o consórcio funciona como uma poupança em conjunto em que os participantes contribuem com valores para o monte compartilhado. Dessa maneira, é possível satisfazer os objetivos de determinados consorciados antes do final dos pagamentos.

Por exemplo, imagine que você entrou em um consórcio para adquirir um imóvel com valor de R$ 200 mil. Para tanto, deve pagar parcelas mensais por um período de 180 meses. Contudo, antes do final dos pagamentos é possível ser sorteado e ter acesso à carta de consórcio.

Você utilizará essa carta para adquirir o bem. Nessa situação, o vendedor do imóvel receberá os valores diretamente da administradora do consórcio, e você passará a ser o dono da propriedade.

Mas saiba que, mesmo após a contenção, é preciso continuar pagando as parcelas mensais do consórcio até quitar o valor total. Afinal, cada consorciado contribui para todo o grupo, e não apenas para si mesmo. Desse modo, se houver falta de pagamentos, os participantes podem se prejudicar financeiramente.

Como as cartas de consórcio contemplado funcionam?

Você já sabe o que é uma carta de consórcio contemplado. Agora é preciso aprender como funciona a aquisição desse documento.

Como vimos, a carta contemplada é um título de pagamento. Ela terá um valor certo e permitirá a aquisição de um bem ou contratação de um serviço específico. Todas essas questões são previstas no momento da contratação e estarão no documento para trazer transparência aos envolvidos na negociação.

Então você pode imaginá-la como um vale compra. Como a carta tem um valor certo, basta apresentá-la ao vendedor do bem ou do serviço e ela será aceita como pagamento. A administradora também deve ser notificada para realizar o pagamento.

Vale ressaltar que é possível receber o valor da carta de crédito em dinheiro. Contudo, segundo as normas do Banco Central (Bacen), para que isso ocorra o consorciado precisa quitar todas as parcelas e só receberá o valor após um prazo de 180 dias da contemplação.

Se o grupo de consórcio se encerrar antes desse prazo, a administradora deve realizar o pagamento em dinheiro em até 60 dias após o encerramento do grupo. Logo, a carta contemplada também é uma maneira de levantar valores, caso necessário.

Como conseguir uma carta de consórcio contemplada?

Ao participar de um consórcio, você não sabe em que tempo será contemplado. Isso pode acontecer no primeiro mês de participação ou até o prazo final do grupo. Entretanto, existem meios de antecipar a contemplação, como você aprenderá.

A carta de crédito contemplada é fornecida por meio de dois procedimentos. Cada administradora tem regras próprias, mas eles funcionam de forma mais ou menos parecida entre os consórcios. 

Confira a seguir como eles funcionam:

Sorteio

A primeira forma de ter acesso a uma carta contemplada é o sorteio. Periodicamente — geralmente de maneira mensal — é realizada uma assembleia com os consorciados. Nela, serão sorteados os consorciados para receber a carta de consórcio contemplado. 

A maneira de sorteio e as regras desse procedimento variam de acordo com a administradora do consórcio, mas ele busca trazer igualdade de chances entre os participantes. É comum, por exemplo, utilizar o sorteio da Loteria Federal mais próximo à data da assembleia para isso.

Lance

Outra forma de ter acesso à carta de consórcio contemplada é o lance. Nesse caso, os consorciados têm a opção de oferecer valores pela carta de crédito, como se participassem de um leilão. Ele funciona como adiantamento de parcelas.

Os lances não são divulgados a outros consorciados, para manter a igualdade de condições e evitar favorecimentos. Se o seu lance for o vencedor, você terá acesso à sua carta contemplada e a administradora fará a cobrança do valor oferecido.

Podem existir diferentes regras sobre os lances. Por exemplo, muitas administradoras definem percentuais mínimos e máximos do valor do consórcio. Dessa forma, os consorciados devem conhecer as normas para se planejar corretamente.

Vale a pena dar um lance?

Você aprendeu que o lance é utilizado como uma maneira de ter acesso antecipado à carta de crédito, sem depender apenas da sorte. Mas como outros participantes podem dar lances, não há garantia de que você será o vencedor.

Para definir se vale a pena oferecer ou esperar o sorteio, é fundamental considerar seus objetivos com o consórcio e seu planejamento financeiro. Se o lance não for o vencedor, você não terá custos. Mas, se você ganhar, terá que arcar com a proposta realizada.

Desse modo, verifique quantas parcelas restam para pagamento, qual é o valor total restante e as taxas cobradas. Com essas informações você poderá definir com mais facilidade se vale a pena optar pelo lance no consórcio.

Compra de carta contemplada

A carta contemplada também pode ser adquirida por pessoas que não fazem parte do grupo de consórcio. Nesse caso, é preciso que a administradora avalie a situação e autorize a venda para garantir a regularidade do processo.

Isso acontece porque o comprador deve assumir as obrigações de pagamento para o grupo e arcar com as taxas decorrentes da participação no consórcio. 

Agora você já sabe o que são as cartas de consórcio contemplado, como elas funcionam e como acessá-las. Como vimos, existem diversas formas de ter acesso a ela. Logo, é preciso avaliar a sua situação e seus objetivos para definir a melhor alternativa.Ficou interessado em participar de um consórcio? Então conheça as alternativas da Nine Soluções!

28.junho

Conheça a rotina de um representante comercial Nine

Veja algumas das principais atribuições no dia a dia dos representantes comerciais da Nine. Leia Mais.

27.junho

6 dicas para aumentar a performance em vendas

Confira dicas para que você, representante comercial, amplie a sua performance em vendas. Leia Aqui.

14.junho

Quais os documentos necessários para um consórcio?

Está pensando adquirir um bem ou serviço e buscar uma opção mais econômica e planejada? Então, o consórcio é uma excelente alternativa.  Por meio do consórcio, pod

Fale conosco no WhatsApp