Blog Confira nossas notícias em nosso Blog Nine

Voltar

Como calcular a taxa de administração do consórcio?

Você certamente já ouviu falar sobre o consórcio como forma de adquirir um imóvel ou veículo. Mas você sabe como funcionam os seus custos? Diferentemente de um financiamento, o consórcio não tem incidência de juros, somente uma taxa de administração sobre as parcelas.

Assim, ele tem se mostrado uma opção vantajosa para quem deseja fazer compras maiores sem desequilibrar o orçamento. Mas, para isso, é importante entender o cálculo da taxa de administração. Dessa maneira, você poderá tomar melhores decisões e se sentir mais tranquilo. 

Então continue a leitura para saber mais informações sobre o cálculo da taxa de administração, seu funcionamento e como encontrar a melhor taxa em um consórcio! 

O que é e como funciona a taxa de administração de um consórcio? 

A taxa de administração de um consórcio é utilizada para remunerar a administradora pelos serviços prestados. Ou seja, o valor é o pagamento dos profissionais envolvidos na coordenação de todas as etapas desse contrato. 

Como você viu, no consórcio não ocorre a cobrança de juros remuneratórios, como acontece nos financiamentos. Assim, a taxa de administração é uma vantagem. Ademais, o valor é fixo e delimitado em contrato, tendo pagamento diluído nas parcelas mensais de quem faz o consórcio. 

Vale ressaltar que cada administradora tem liberdade para estabelecer sua taxa de administração. Afinal, ela é necessária para que as empresas façam a gestão de todos os processos inerentes ao consórcio durante o prazo contratado.

Qual o propósito dessa taxa? 

Você viu que o objetivo da taxa de administração é remunerar a empresa responsável pelos serviços prestados no consórcio. Mas que serviços são esses? A administradora organiza os procedimentos necessários ao bom funcionamento do grupo durante todo processo. 

Isso inclui, por exemplo, a criação dos grupos do consórcio, de acordo com cada perfil. A empresa também define a forma de pagamento do consorciado, cuida da comunicação, sorteios e lances para contemplação, documentação e libera a carta de crédito aos contemplados

Então a taxa de administração é cobrada pelas administradoras de consórcio para que elas possam oferecer o melhor suporte aos clientes. Afinal, o atendimento se inicia desde antes da contratação e se mantém ativo até que a última parcela do consórcio seja paga e o consorciado utilize o crédito. 

Dessa maneira, o pagamento do valor assegura que todos esses serviços serão ofertados aos consorciados, enquanto durar o tempo do consórcio. Isso oferece mais segurança aos clientes, pois garante o cumprimento das regras do contrato.

Qual é a composição da taxa de administração de um consórcio?

Embora a taxa de administração seja a principal maneira de a administradora do consórcio ser remunerada, outras taxas podem compor as parcelas do consórcio. Elas podem ser solicitadas pela administradora, mesmo que sua cobrança não seja uma regra. 

Por exemplo, a taxa de adesão pode chegar até 2% do preço do serviço ou bem e é paga no ato da inscrição, mas não existe em todos os consórcios. Embora seja paga para a administradora, ela é solicitada em negociações intermediadas por representantes autorizados ou vendedores autônomos.

Além disso, costuma haver um fundo de reserva — usado para cobrir inadimplência no grupo, cancelamento ou atraso de pagamento. Assim, ele assegura a entrega do bem aos contemplados, mesmo que nem todos os participantes estejam com o pagamento em dia.

Se não houvesse um fundo de reserva, a contemplação dos consorciados poderia deixar de acontecer se a inadimplência aumentasse. Isso traria inúmeros problemas para os participantes e tornaria o consórcio mais desvantajoso.

Para formar o fundo de reserva, costuma-se cobrar uma taxa fixa de até 2% do valor do consórcio. E não se preocupe: se esse fundo não for usado ao longo do tempo, o valor remanescente é devolvido ao final do plano. 

Por fim, existe a taxa de seguro. Ela não é obrigada por lei, mas algumas administradoras podem pedir para trazer mais segurança ao grupo. Seu valor é fixo sobre a parcela, sendo usado para proteger os consorciados em caso de imprevistos.

Como calcular a taxa de administração?

Você já sabe que a taxa de administração é uma porcentagem fixa sobre a carta de crédito. Essa porcentagem pode variar conforme o tipo de bem ou serviço. 

Para compreender o cálculo da taxa de administração, é necessário saber o valor dessa taxa e o total de parcelas do consórcio que você fez ou pretende fazer. A taxa de administração sobre cada parcela é o resultado da divisão entre esses dois números. 

Quer um exemplo? Considere uma taxa administrativa de 15% e um consórcio com 50 parcelas. Com a divisão de 15 por 50, a taxa é de 0,3% mensais. Dessa maneira, se o valor do consórcio for de R$ 30 mil, haverá uma adição de 90 reais em cada mensalidade.  

Vale ressaltar que o valor da taxa de administração é menor que os juros de um financiamento. Por isso, o consórcio apresenta vantagens em relação a outros tipos de crédito no mercado. Afinal, você consegue economizar.

Como encontrar a melhor taxa de administração em um consórcio? 

Depois de saber mais sobre a taxa de administração, você pode estar interessado em pesquisar o melhor custo-benefício nos consórcios. Para isso, é importante pesquisar e fazer simulações. Assim, você avalia se os valores se adaptam ao seu orçamento. 

Essa é uma forma de fazer escolhas mais conscientes e evitar problemas no futuro. Além disso, fique atento para não considerar apenas a taxa de administração em si. Afinal, nem sempre o serviço mais barato é o mais vantajoso.

Na verdade, você deve considerar as demais características do consórcio. Procure, por exemplo, a empresa que oferece:

  • contratação menos burocrática;
  • parcelas acessíveis;
  • liberdade para a escolha do prazo;
  • autonomia para a compra do bem;
  • regras interessantes de sorteio e lance;
  • confiança e consolidação no mercado;
  • bom atendimento.

Dessa maneira, você pode adquirir o seu bem de maneira planejada e ter muitos benefícios. Para encontrar o melhor custo-benefício, conte com a Nine Soluções. Ela tem a credibilidade de uma parceria sólida atuando no setor de consórcio para imóveis e veículos em todo o Brasil.

Agora você sabe como calcular a taxa de administração de um consórcio, como ela funciona e qual é a sua composição. Siga as dicas deste conteúdo para se planejar melhor, se sentir mais seguro e realizar escolhas mais conscientes na hora de fazer um consórcio!Quer encontrar as melhores taxas de administração para o seu consórcio? Faça uma simulação com a Nine Soluções!

28.junho

Conheça a rotina de um representante comercial Nine

Veja algumas das principais atribuições no dia a dia dos representantes comerciais da Nine. Leia Mais.

27.junho

6 dicas para aumentar a performance em vendas

Confira dicas para que você, representante comercial, amplie a sua performance em vendas. Leia Aqui.

14.junho

Quais os documentos necessários para um consórcio?

Está pensando adquirir um bem ou serviço e buscar uma opção mais econômica e planejada? Então, o consórcio é uma excelente alternativa.  Por meio do consórcio, pod

Fale conosco no WhatsApp