Blog Confira nossas notícias em nosso Blog Nine

Voltar

Como decidir qual a melhor opção de crédito para a compra do seu veículo?

A compra de um veículo é um momento importante para muitas pessoas. Afinal, trocar o carro ou adquirir seu primeiro automóvel pode trazer uma mudança relevante na qualidade de vida. Além disso, a aquisição de maior valor exige atenção às finanças.

Portanto, saber qual é a melhor opção de crédito para comprar um veículo torna seu planejamento mais assertivo. Sabendo como pode se dar o pagamento, você terá mais alternativas e consegue se preparar para todos os encargos.

Quer saber quais são as opções de crédito existentes para a compra de um veículo e como escolher entre elas? Então continue a leitura deste conteúdo!

Quais as opções existentes de crédito para compra de veículo?

Comprar um veículo demanda um investimento significativo. Por isso, muitas pessoas não têm condições de realizar o pagamento à vista — mesmo quando utilizam outro automóvel como parte da troca.

Ademais, muitas vezes, conseguir crédito para a compra do veículo pode ser vantajoso, ainda que você tenha o valor para pagamento à vista. A decisão dependerá das condições do contrato e demais alternativas para a utilização do dinheiro.

Quer conhecer as principais opções para isso? Confira a seguir:

Empréstimo bancário

O empréstimo bancário é uma forma bastante conhecida de obter crédito. Ele não precisa ser, necessariamente, para a compra de veículo, mas muitas pessoas o utilizam dessa maneira. O empréstimo consiste em levantar dinheiro com um banco.

A instituição financeira concede um valor combinado, de acordo com suas necessidades e possibilidades de pagamento. Então o dinheiro emprestado pode ser utilizado para a finalidade que você desejar, como a compra de um automóvel.

Já você deve arcar com o pagamento de parcelas mensais, até a quitação desse débito. As mensalidades serão acrescidas de juros remuneratórios, servindo com a remuneração do banco pelo empréstimo.

Financiamento

O financiamento funciona de forma parecida com um empréstimo, podendo ser contratado com bancos e financeiras. A diferença é que ele sempre tem um objetivo específico — como financiamento de imóvel ou veículo.

Para tanto, você deve realizar o pedido ao banco e demonstrar o veículo que deseja adquirir. Quando o financiamento é aprovado, o próprio banco faz o pagamento do veículo ao proprietário, enquanto você precisa quitar parcelas mensais devidas para a instituição.

Pode ser necessário dar um valor de entrada, mas existem financiamentos que não exigem esse pagamento. Além disso, o veículo fica em nome do banco até a quitação do financiamento — essa é uma garantia para o contrato, chamada de alienação fiduciária.

Assim, ao pagar todas as parcelas, o veículo é repassado para o nome do comprador. Caso haja inadimplência e falta de pagamentos, o banco poderá utilizar o bem como garantia e vendê-lo para cobrir os prejuízos.

Consórcio

O consórcio é uma forma de adquirir um bem por meio da formação de um grupo de pessoas. Ele tem um objetivo certo, como a compra de um veículo. Então cada pessoa deve realizar um pagamento mensal para o fundo gerido pela administradora de consórcios.

Periodicamente, um dos consorciados será contemplado por meio de sorteios ou lances e terá acesso à carta de crédito. Ela pode ser utilizada nas compras como um pagamento à vista. Desse modo, é possível adquirir o automóvel desejado com o documento.

O participante que não for contemplado por meio do sorteio ou lance receberá a carta ao final dos pagamentos periódicos. Assim, todos os participantes que quitarem suas obrigações terminam o período do consórcio com o dinheiro para comprar o bem.

Como escolher a melhor opção de crédito para a compra do seu veículo?

Conhecendo as modalidades de crédito para a aquisição de um veículo, você pode ficar com dúvidas sobre como escolher entre as alternativas.

Confira a seguir o que você deve considerar:

Defina o prazo para compra

O primeiro passo para escolher a melhor opção de crédito é definir um prazo para a compra do automóvel. Para isso, tenha em mente em quanto tempo você deseja adquirir o veículo, prazos máximos e mínimos.

A decisão deve ser tomada de acordo com suas necessidades em relação ao bem e o seu planejamento financeiro. Lembre-se de que, em qualquer alternativa, será preciso arcar com custos mensais — e no financiamento pode haver o pagamento de entrada.

Logo, ter um prazo certo para adquirir o seu veículo deve ser um dos pilares para a sua escolha de crédito. Nesse contexto, tanto o financiamento quanto o empréstimo permitem que o carro seja adquirido de forma mais rápida, mas há desvantagens — como os juros remuneratórios.

Já no consórcio você pode economizar e, embora seja preciso aguardar a contemplação, existem formas de tentar antecipá-la. Por exemplo, você pode recorrer aos lances para aumentar as chances de receber a carta de crédito em um prazo menor.

Considere as taxas

Também é fundamental considerar as taxas e os juros cobrados em cada alternativa. Nesse contexto, faça o cálculo do Custo Efetivo Total (CET) do crédito, sabendo qual será o seu gasto para comprar o veículo, incluindo todas as despesas.

No financiamento e no empréstimo há a cobrança de juros remuneratórios. Como você viu, eles servem como remuneração do banco ou financeira, o que tende a aumentar o CET e trazer desvantagens para você.

Nos consórcios, por outro lado, não há cobrança de juros, apenas da taxa de administração. De forma geral, ele apresenta vantagem nesse momento, tendo em vista que o CET costuma ser bastante reduzido em comparação às alternativas de crédito.

Busque segurança e facilidades

Por fim, considere a segurança e as facilidades de cada contrato, seja para o seu planejamento financeiro ou uso do veículo. Para começar, veja a sua capacidade de pagamento para não arriscar se tornar inadimplente.

Ademais, avalie quais são as exigências burocráticas dos bancos. Muitas instituições financeiras fazem a consulta a cadastros de inadimplentes, por exemplo, além de solicitar uma série de documentos e procedimentos para liberação do valor.

Novamente, o consórcio costuma ser mais vantajoso nesses quesitos. Isso porque a contratação é bastante facilitada, basta enviar os documentos necessários e receber o contrato. Dessa forma, não costuma haver uma análise de crédito prévia — embora ela seja feita na liberação da carta de crédito.

Além disso, você pode comprar uma carta já contemplada, permitindo uma compra antecipada, pagamento de parcelas mais interessantes e outras vantagens. As administradoras também são regulamentadas pelo Banco Central, o que traz mais segurança para sua negociação.

Como você viu, existem diversas opções de crédito para a compra do seu veículo. Contudo, se você busca a alternativa com maiores vantagens, vale considerar o consórcio e os benefícios que essa modalidade proporciona.

Quer aprender mais sobre consórcio e contar com uma solução de qualidade? Então conheça a Nine Soluções!

28.junho

Conheça a rotina de um representante comercial Nine

Veja algumas das principais atribuições no dia a dia dos representantes comerciais da Nine. Leia Mais.

27.junho

6 dicas para aumentar a performance em vendas

Confira dicas para que você, representante comercial, amplie a sua performance em vendas. Leia Aqui.

14.junho

Quais os documentos necessários para um consórcio?

Está pensando adquirir um bem ou serviço e buscar uma opção mais econômica e planejada? Então, o consórcio é uma excelente alternativa.  Por meio do consórcio, pod

Fale conosco no WhatsApp