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Como vender consórcio? 7 Dicas para ter sucesso nessa jornada!

O mercado de crédito é um ambiente aquecido e dispõe de diversas oportunidades para profissionais e clientes. Por isso, é interessante conhecer as boas práticas sobre como vender consórcio e conseguir se destacar nesse meio.

Entendendo as principais dicas sobre o tema e como executá-las no seu planejamento, você poderá se destacar diante da sua concorrência, atrair mais clientes e aumentar as suas vendas. Assim, será possível usufruir do potencial que o mercado de consórcios oferece.

Quer saber como se destacar e ter sucesso na sua jornada profissional? Neste artigo, você conhecerá 7 dicas para vender consórcios.

Aproveite a leitura!

1. Entenda o funcionamento do mercado

Como um profissional do mercado de consórcios, uma de suas funções será apresentá-los para os clientes e tirar as principais dúvidas que possam surgir durante as negociações. Portanto, é essencial saber como a modalidade funciona.

Primeiramente, vale a pena saber explicar como os consórcios podem ser alternativas de crédito mais vantajosas que empréstimos ou financiamentos. Afinal, essa é uma dúvida recorrente entre potenciais clientes.

Além disso, é fundamental aprender como funciona a regulação, as recomendações e a legislação do mercado de consórcios. Desse modo, você poderá deixar seus clientes conscientes dos seus próprios direitos e deveres.

Todos esses pontos podem aumentar sua credibilidade e transmitir mais segurança para os potenciais contratantes. Como consequência, você aumenta as suas chances de conversão.

2. Saiba quem é seu público-alvo

O processo de venda nem sempre é simples e costuma envolver diversos desafios para os profissionais — independentemente do produto, bem ou serviço negociado. O cenário não é diferente no mercado de consórcios.

Nesse sentido, uma das melhores práticas para ter sucesso com suas vendas é ter clareza sobre quem é seu público-alvo. Esse entendimento pode facilitar todo o seu processo de vendas, desde a etapa de prospecção.

Isso acontece porque existem inúmeras ofertas de consórcios no mercado, de tipos variados. Como consequência, cada alternativa pode ser mais adequada para um público com características e objetivos distintos.

Para lidar com a questão, vale definir a persona — que é a personificação do cliente ideal. Ela deve ser criada considerando aspectos como classe social, faixa etária, grau de escolaridade, sonhos e desafios. Ou seja, você poderá fazer filtros mais efetivos para encontrar os clientes em potencial.

3. Melhore sua negociação

Além de entender melhor o seu público-alvo, você deve investir no desenvolvimento das suas capacidades de negociação. Como a venda de consórcios habitualmente envolve bens ou serviços de alto custo (como imóveis e veículos), é natural que a tomada de decisão dos clientes não seja instantânea.

Isso acontece porque eles costumam analisar diversos aspectos, desde as vantagens do consórcio até as condições de pagamento. Ademais, como haverá a necessidade de arcar com parcelas mensais, eles buscam uma alternativa adequada para seu planejamento financeiro.

Portanto, na posição de vendedor, o seu papel será facilitar o caminho para os clientes e agilizar a tomada de decisão deles. Dessa forma, ser um bom negociador será fundamental para desenhar acordos vantajosos para todas as partes.

Você pode melhorar suas habilidades de negociação se antecipando às possíveis objeções dos clientes, por exemplo. Ao saber quais são as principais inseguranças ou dores deles, você conseguirá abordá-los de modo mais efetivo.

4. Entenda as necessidades dos clientes

Junto a uma boa capacidade de negociação, você também pode ter sucesso no mercado de consórcios ao reconhecer as necessidades dos seus clientes. Isso será indispensável para encontrar as melhores ofertas para o planejamento financeiro deles.

Como você já sabe, o setor de consórcios oferece crédito para bens de alto custo. Então, além das inseguranças que muitos clientes tendem a apresentar, eles podem não saber quais são as melhores oportunidades disponíveis na área.

Nesse cenário, enquanto vendedor, vale exercitar a sua escuta ativa. Entenda quais são as necessidades dos seus clientes, os sonhos que eles buscam alcançar, o orçamento disponível e, principalmente, as dúvidas sobre os consórcios que eles apresentam.

A partir dessa compreensão, você conseguirá personalizar as ofertas e, consequentemente, aumentar suas chances de vendas. Além disso, os clientes terão condições de contratar um consórcio mais alinhado com os objetivos deles.

5. Procure maneiras de agregar valor

Você também pode se destacar na sua jornada vendendo consórcios ao agregar valor aos clientes. Ou seja, é interessante ir além da mera negociação comercial e, de fato, se diferenciar nesse mercado.

Isso pode ocorrer, por exemplo, quando você acredita que o consórcio pode ser usado para realização dos sonhos dos clientes. Desse modo, você não venderá apenas um plano, mas sim um instrumento de alcance de metas que antes pareciam distantes para o seu público.

Considere, ainda, oferecer oportunidades no pós-venda — como acompanhamento ou consultoria. Assim, os contratantes podem se sentir ainda mais seguros para fechar negócio.

6. Mantenha boa relação com seus clientes

Uma das máximas do mercado de vendas diz que manter um cliente é mais barato do que atrair novos. E essa ideia se aplica ao mercado de consórcios. Caso você já tenha negociado consórcios para determinado público, tende a ser mais fácil conectá-los e apresentar novas ofertas para eles.

É possível oferecer planos em um novo mercado e explicar como o consórcio pode ser uma forma de investimento. É o caso de fazer uma oferta de consórcio de veículos para quem já contratou um de imóveis, por exemplo.

Outra dica é criar programas de indicação. Ofereça alternativas diferenciadas para clientes que oferecerem seus serviços para amigos ou familiares. Essa pode ser uma prática interessante para manter um fluxo constante de potenciais clientes.

7. Tenha bons parceiros

Por fim, não se esqueça da importância de ter bons parceiros no mercado, como a Nine Soluções. Manter vínculo e boa relação com uma instituição séria e com boa reputação no mercado facilita a construção de confiança com seus clientes.

Essa parceria também facilita a negociação de oportunidades que sejam benéficas para todos os envolvidos. Por esse motivo, você amplia consideravelmente as chances de fechar bons acordos.

Entender como vender consórcios e agregar valor para seus clientes é essencial para ser bem-sucedido nesse mercado. Portanto, coloque em prática as 7 dicas que você aprendeu para expandir suas oportunidades profissionais!Quer contar com um parceiro estratégico para vender consórcios? Entre em contato conosco!

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