Blog Confira nossas notícias em nosso Blog Nine

Voltar

Consórcio como investimento: descubra como usar e invista no seu futuro!

Quem deseja aumentar o patrimônio e rentabilizar os recursos financeiros costuma procurar e avaliar diferentes formas de investir. Afinal, há diversas possibilidades além do tradicional mercado financeiro.

O consórcio, por exemplo, pode ser utilizado como um tipo de investimento. Embora ele seja uma modalidade de compra em sua essência, é possível gerar ganhos significativos a partir dele. 

Interessado em saber como você pode utilizar o consórcio como investimento? Acompanhe as informações a seguir. Boa leitura!

O que é o consórcio e como funciona?

Primeiramente, é importante entender o conceito e o funcionamento do consórcio. Ele consiste em uma modalidade de compra coletiva em que uma administradora fica responsável por organizar o grupo de pessoas interessadas na aquisição de um bem ou serviço, normalmente de alto valor. 

Por exemplo, é bastante comum encontrar consórcios para a aquisição de imóveis ou veículos. Para trazer segurança aos participantes, a administradora deve ter autorização do Banco Central para exercer as atividades relacionadas ao consórcio. 

A partir da formação do grupo, o consorciado deve pagar o valor acordado no contrato para formar o fundo. Ademais, a cada mês, ocorre uma assembleia que reúne os participantes e a administradora. Nessa ocasião, são feitos sorteios para contemplação de um ou mais consorciados.

O consorciado contemplado recebe a carta de crédito. Ela poderá ser utilizada como forma de pagamento à vista para adquirir o bem ou serviço desejado. 

No entanto, vale destacar que há ainda a possibilidade de dar lances nas assembleias. Eles funcionam como um tipo de leilão em que os consorciados oferecem um valor para antecipar a contemplação. 

Em regra, esse pagamento funciona como uma antecipação das parcelas a serem pagas — embora exista a modalidade de lance embutido, que desconta o montante indicado da carta de crédito. De qualquer modo, ele aumenta as chances de ser contemplado. 

Por fim, vale ressaltar que, após ser sorteado para ter acesso à carta de crédito, é necessário continuar pagando as parcelas restantes até a quitação de todo o valor devido. Afinal, você recebeu o dinheiro integral, porém todos os participantes do grupo devem ser contemplados.

Por que o consórcio é considerado um investimento?

Agora você sabe o que é um consórcio e como ele funciona. Mas você já se perguntou por que ele é considerado um investimento? Para entender essa questão de maneira clara, acompanhe os três exemplos a seguir!

Exemplo 1 — imóvel

Imagine que você entrou em um consórcio imobiliário. Após o pagamento de algumas parcelas mensais, você foi contemplado e recebeu a carta de crédito. Agora, você terá o dinheiro necessário em mãos para comprar o imóvel que deseja à vista.

Feito o negócio, você será proprietário de um bem de alto valor e que interessa a muitas pessoas. Nesse sentido, uma das formas de ganhar dinheiro com ele é colocando-o para alugar. 

Dessa maneira, enquanto houver um inquilino, você estará recebendo uma renda passiva todo mês. Assim, você poderá utilizar esse montante para pagar as parcelas restantes do consórcio (se houver), entrar em outro grupo, arcar com suas despesas mensais, etc.

Além disso, outro cenário possível é adquirir um imóvel pensando na valorização dele. Dessa forma, após comprá-lo, você pode vendê-lo por um preço maior que pagou de modo a obter lucro.

Ainda nesse exemplo, outra possibilidade é participar de um consórcio para comprar um imóvel na planta ou um terreno. Desse modo, você poderá, posteriormente, construir uma propriedade que poderá gerar renda de diferentes formas. 

Exemplo 2 — carro

Com base no exemplo anterior, já deu para entender como é possível utilizar o consórcio como uma forma de investimento, certo? 

Para deixar esse entendimento ainda mais claro, acompanhe essa segunda situação: imagine que você tenha feito um consórcio de carro e, após alguns meses, foi sorteado. Em seguida, a carta de crédito é utilizada para adquirir o veículo desejado.

Evidentemente, você pode comprar o carro para uso pessoal (assim como o imóvel). Contudo, pensando em investimentos, é possível alugá-lo. Ele também pode ser utilizado como forma de obter renda, complementando os serviços do seu empreendimento, por exemplo. 

Dessa forma, poderá ganhar dinheiro regularmente ou aumentar as suas rendas devido ao bem que adquiriu graças ao consórcio.

Exemplo 3 — venda da cota

Além das possibilidades citadas nos exemplos anteriores, outra forma de investimento relacionada ao consórcio é vender uma cota contemplada. Aqui, a ideia é disponibilizar no mercado a sua cota após ter o direito de receber a carta de crédito.

Considerando que a principal desvantagem do consórcio é a necessidade de aguardar a contemplação para adquirir o bem ou serviço, muitos podem se interessar por essa compra. Afinal, eles entram no grupo já com direito ao uso da carta de crédito, aproveitando as vantagens dessa modalidade de compra. 

Nesses casos, é comum que você consiga cobrar um percentual sobre o total da carta de crédito para ter um retorno financeiro com a operação.

Quais são as vantagens de usar o consórcio como investimento?

Como você viu, o consórcio pode ser usado como uma forma de investimento. Porém, é comum se perguntar quais seriam as suas vantagens, além da possibilidade de ganhos financeiros. A seguir, veja os benefícios dessa modalidade de compra. 

Parcelas sem juros

Ao participar de um consórcio, as parcelas pagas mensalmente não possuem juros — ao contrário do financiamento, por exemplo. Assim, o custo efetivo total da operação fica mais próximo do valor do bem que você deseja adquirir. 

Sem necessidade de entrada

Outra vantagem de investir em um consórcio é que não há a necessidade de dar uma entrada. Ao fechar o contrato, você precisa pagar apenas as parcelas mensais, além de uma pequena taxa de administração, seguro e fundo de reserva, se houver.

Liberdade de escolha

A carta de crédito que você recebe ao ser contemplado pode ser utilizada para adquirir o bem que você deseja. Isso significa que você não precisa escolher apenas um modelo de veículo ou um imóvel em específico, por exemplo. Basta que o item seja adequado ao tipo de consórcio. 

Possibilidade de comprar um bem à vista

Por fim, outra vantagem de se investir em um consórcio está no fato de que a carta de crédito funciona como forma de pagamento à vista, como você já viu. Dessa forma, há chances de conseguir descontos, benefícios e condições especiais na aquisição. 

Ao longo deste artigo, você aprendeu o conceito de consórcio e como ele pode ser utilizado como investimento. Então se você deseja rentabilizar seu dinheiro e investir no seu futuro, vale a pena considerar a alternativa mais alinhada às suas necessidades e objetivos.Quer se aprofundar no assunto? Conheça o consórcio de investimento da Nine Soluções!

28.junho

Conheça a rotina de um representante comercial Nine

Veja algumas das principais atribuições no dia a dia dos representantes comerciais da Nine. Leia Mais.

27.junho

6 dicas para aumentar a performance em vendas

Confira dicas para que você, representante comercial, amplie a sua performance em vendas. Leia Aqui.

14.junho

Quais os documentos necessários para um consórcio?

Está pensando adquirir um bem ou serviço e buscar uma opção mais econômica e planejada? Então, o consórcio é uma excelente alternativa.  Por meio do consórcio, pod

Fale conosco no WhatsApp