Blog Confira nossas notícias em nosso Blog Nine

Voltar

Consórcio de investimento: o que é, como funciona e como fazer?

Quem deseja rentabilizar os recursos financeiros encontra um grande leque de oportunidades no mercado. A escolha da melhor estratégia envolve diversas questões, como seu perfil, objetivos e disponibilidade de capital. Entre as opções disponíveis para conquistar as suas metas, está o consórcio de investimento.

Se você não conhece essa alternativa, talvez esteja pensando qual é a relação entre consórcio e investimento. Muitos acreditam que esse serviço se limita à compra de imóveis ou veículos. Contudo, ele também pode ser usado com a finalidade de rentabilizar seu dinheiro.

Quer entender melhor o que é consórcio de investimento, como funciona e como fazer? Então continue a leitura deste conteúdo até o final.

Vamos lá?

O que é consórcio de investimento?

O consórcio é uma modalidade de crédito formada por um grupo de pessoas que desejam levantar capital para uma finalidade específica. Nesse sentido, ele se assemelha a uma poupança coletiva criada para atingir um objetivo previamente traçado.

É bastante comum encontrar consórcios para a aquisição de bens ou serviços de alto valor. Entre os mais conhecidos, estão:

  • imóveis;
  • veículos;
  • embarcações;
  • equipamentos industriais e agrícolas;
  • e muito mais.

O que nem todos sabem é que o serviço também é uma forma de investimento. Ou seja, é possível fazer um consórcio com o objetivo de ganhar dinheiro e aumentar os seus rendimentos.

Como funciona o consórcio de investimento? 

Em relação ao funcionamento, os consórcios dependem da atuação de uma administradora, que precisa de autorização do Banco Central (Bacen) para operar e fica sujeita à sua fiscalização. Cada empresa cria um portfólio com produtos e serviços que podem ser adquiridos com o consórcio.

Ademais, o montante que será reservado, as condições de pagamento e o prazo podem variar conforme as regras estipuladas pela administradora. Assim, os grupos são formados e os participantes iniciam o pagamento das mensalidades combinadas no contrato do consórcio.

As parcelas são calculadas a partir da divisão do valor total da carta de crédito pela quantidade de meses até o final do contrato. Além disso, o pagamento poderá incluir despesas como seguros obrigatórios, fundo de reserva, taxa de administração, entre outras.

A taxa de administração tem a finalidade de remunerar o trabalho da administradora. Já os custos com seguros e fundo de reserva são modos de garantir a continuidade do consórcio, mesmo diante de situações inesperadas ou da inadimplência dos cotistas.

A proposta do consórcio é que, ao final, todos os integrantes do grupo recebam o valor total da carta de crédito contratada. Contudo, isso pode acontecer de forma antecipada caso a cota do participante seja contemplada por sorteio ou por lance (adiantamento de parcelas).

Na hipótese de ser contemplado, o cotista recebe a carta de crédito e poderá usá-la para o objetivo definido no consórcio. Apesar disso, o contemplado continua obrigado a manter o pagamento das parcelas até a quitação do valor total devido.

Quais são as vantagens do consórcio de investimento?

Depois de conhecer o que é o consórcio de investimento e como ele funciona, é pertinente explorar as suas vantagens. Confira:

Ausência de juros

A principal vantagem do consórcio é a ausência de juros. Isto é, diferentemente de um empréstimo ou financiamento, nessa modalidade de crédito não incide juros remuneratórios sobre as mensalidades. 

Assim, não é necessário pagar um total acima do valor do bem, ou da quantia almejada para ter acesso a ela. Os únicos custos são aqueles que você já conheceu — e que são inferiores aos praticados nas modalidades tradicionais de crédito. 

Sem valor de entrada

Nos consórcios, você pagará apenas a mensalidade que foi contratada, não sendo necessário dar sinais, entrada ou parcelas intermediárias. Porém, se você quiser adiantar o pagamento de parcelas para ser contemplado com antecedência, pode dar lances, conforme as regras do contrato. 

Diversidade de opções

Como você viu, existem diversas alternativas de consórcio disponíveis no mercado. Logo, é possível procurar por aquela que tenha as condições que caibam no seu orçamento e possa atender aos seus objetivos financeiros.

Versatilidade no uso do crédito

Apesar de o consórcio ser bastante utilizado para a compra de bens de alto valor, você pode usá-lo como investimento. Por exemplo, é possível vender uma cota contemplada cobrando um percentual sobre o total da carta de crédito como ágio, além do valor que já foi pago.

Você também pode usar o montante para adquirir um ou mais imóveis, visando alugá-los. O dinheiro da locação poderá ser o bastante para continuar o pagamento do consórcio ou até ingressar em outro grupo, por exemplo.

O mesmo pode ser dito em relação à compra de veículos, barcos e maquinários. Outro exemplo envolve usar o valor da carta de crédito para adquirir um bem à vista e, depois, vendê-lo mais caro. Afinal, é mais fácil encontrar descontos com o pagamento integral no ato da compra.

Como fazer um consórcio de investimento?  

Se, ao chegar até aqui, você se interessou pelo consórcio como forma de investimento, precisará aprender como fazê-lo. O passo inicial é se planejar financeiramente. Lembre-se de que será necessário arcar com uma mensalidade ao longo do período definido para o grupo. 

Nesse sentido, é importante saber o quanto do seu orçamento poderá ser alocado nessa alternativa. Isso permite que você escolha a opção que melhor se encaixe nas suas possibilidades de pagamento e evite que você se torne inadimplente.

Na sequência, analise o seu perfil de investidor, uma vez que o consórcio possui riscos — assim como qualquer outro investimento. Entre eles está o risco de crédito, presente diante da possibilidade dos participantes se tornarem inadimplentes, prejudicando o grupo todo.

Também é preciso considerar os seus objetivos financeiros. Isso facilita no momento da escolha da opção que oferece maiores chances de você atingi-los. Por fim, busque por uma administradora conhecida pela excelência na prestação desse tipo de serviço.

Esse é o caso da Nine Soluções, que está revolucionando o mercado de crédito no Brasil. Ela possui a credibilidade de uma parceria sólida, atuando no setor de consórcio e crédito de forma ágil, transparente e com autorização do Bacen, atuando também com o consórcio de investimento.

Conseguiu entender como o consórcio e o investimento estão relacionados? Caso você tenha se interessado pela possibilidade, não esqueça de se planejar financeiramente, observar o seu perfil e objetivos, além de escolher uma administradora de sua confiança!Quer saber mais sobre os consórcios oferecidos pela Nine Soluções? Fale com a nossa equipe!

28.junho

Conheça a rotina de um representante comercial Nine

Veja algumas das principais atribuições no dia a dia dos representantes comerciais da Nine. Leia Mais.

27.junho

6 dicas para aumentar a performance em vendas

Confira dicas para que você, representante comercial, amplie a sua performance em vendas. Leia Aqui.

14.junho

Quais os documentos necessários para um consórcio?

Está pensando adquirir um bem ou serviço e buscar uma opção mais econômica e planejada? Então, o consórcio é uma excelente alternativa.  Por meio do consórcio, pod

Fale conosco no WhatsApp