Blog Confira nossas notícias em nosso Blog Nine

Voltar

Consórcio e financiamento: conheça as diferenças e saiba qual é a melhor opção

Para conquistar a casa própria ou um carro melhor, é preciso de muito planejamento e uma boa gestão das finanças. Existem serviços financeiros que facilitam esse processo, como o consórcio e o financiamento. 

Eles auxiliam na compra de bens de valores altos, para quem não consegue fazer um pagamento à vista. Mas, qual é a melhor opção e no que o consórcio e o financiamento diferem? Descubra neste artigo! 

O que são o financiamento e o consórcio, e como cada um funciona?

Ambos são tipos de aquisição de bens em parcelas. Mas, funcionam de formas diferentes:

Financiamento

É bastante comum e similar a um empréstimo. Para iniciar um financiamento, é preciso procurar um banco, que, após avaliar e aprovar a solicitação, faz a compra do bem desejado. O proprietário pagará a instituição em parcelas com juros, que podem ser bastante altos. Geralmente, é cobrada uma entrada de 20% do valor. 

Consórcio

Também é uma forma de adquirir um bem de forma parcelada, porém, não envolve o “empréstimo”. Ao investir em uma carta de consórcio, o comprador faz parte de um grupo de pessoas que também estão pagando uma mensalidade. A soma desses valores financia um fundo, de onde sairão os bens.

A cada mês são realizados sorteios, onde um participante é contemplado com o valor do carro ou da casa, por exemplo. Ao fim do prazo predeterminado, todos terão sido contemplados. Diferentemente do financiamento, onde são cobrados juros, o consórcio só envolve a taxa de administração, que é de no máximo 20% do total. 

Qual é a principal diferença entre o consórcio e o financiamento?

No financiamento, a instituição financeira realiza a compra e o usuário do serviço recebe o bem imediatamente, mas deve arcar com o valor da dívida com juros e correções monetárias. 

Já o consórcio é como uma forma de autofinanciamento. A empresa administradora não está envolvida no pagamento, pois os bens oferecidos são pagos 100% pelos participantes do grupo que investem um valor mensal durante o prazo definido por contrato. 

Além disso, o consórcio também é uma maneira de construir um patrimônio consolidado, sendo um ótimo investimento para o futuro. 

Qual é a melhor opção?

De um ponto de vista de gestão financeira, o consórcio é a escolha mais segura. Veja por que:

  • É uma compra planejada, e não impulsiva;
  • Não envolve juros;
  • Caso deixe parcelas em aberto, o indivíduo só fica negativado nos serviços de proteção ao crédito se já tiver usado a sua carta. Quem não foi contemplado não corre esse risco.

O financiamento é atrativo para quem precisa de uma aquisição rápida, mas pode gerar prejuízos e dificuldades a longo prazo. Em alguns casos, o valor total acaba sendo o dobro 

do custo original do bem. Por isso, o consórcio é mais recomendado. 

Possibilidades de investimentos com consórcio

Existem diversos tipos de consórcio, para necessidades diferentes. 

Os consórcios de imóveis e de veículos funcionam da mesma maneira: um grupo de pessoas que deseja adquirir, por exemplo, um apartamento ou um carro, se reúne através da empresa administradora. Todos contribuem mensalmente com parcelas que, somadas, permitem a compra de um bem por mês. É feito um sorteio para decidir quem irá receber o valor naquele período.

Existe também o consórcio de investimento. Nessa modalidade, quem é contemplado usa o valor como uma forma de rendimento. É possível vender a carta, o veículo adquirido ou o imóvel. Isso é totalmente amparado pela lei e ajuda quem deseja ter um patrimônio financeiro extra. 

Pensando em fazer um consórcio? A Nine é a melhor escolha

O consórcio é uma ótima opção para adquirir bens com segurança. Para ter ainda mais tranquilidade nesse processo, conte com um parceiro consolidado no mercado!

A Nine Soluções tem parceiros credenciados em todo o Brasil, com uma atuação sólida no setor de consórcios. Entre em contato e saiba mais!

28.junho

Conheça a rotina de um representante comercial Nine

Veja algumas das principais atribuições no dia a dia dos representantes comerciais da Nine. Leia Mais.

27.junho

6 dicas para aumentar a performance em vendas

Confira dicas para que você, representante comercial, amplie a sua performance em vendas. Leia Aqui.

14.junho

Quais os documentos necessários para um consórcio?

Está pensando adquirir um bem ou serviço e buscar uma opção mais econômica e planejada? Então, o consórcio é uma excelente alternativa.  Por meio do consórcio, pod

Fale conosco no WhatsApp