Blog Confira nossas notícias em nosso Blog Nine

Voltar

Cotas de consórcio: o que são e como funcionam?

Adquirir cotas de consórcio pode ser uma boa alternativa para quem busca crédito para alcançar objetivos financeiros. Afinal, elas possibilitam que você tenha a chance de comprar bens que exijam quantias mais altas, como imóveis e veículos.

Além disso, o consórcio pode apresentar pontos interessantes quando comparado com outras modalidades de crédito, como empréstimos ou financiamentos. Porém, antes de adquirir cotas, é necessário conhecer as suas principais características.

Quer saber mais sobre o tema? Ao longo deste artigo você entenderá o que são as cotas de consórcio, como elas funcionam e como adquiri-las.

Acompanhe!

O que é um consórcio?

Comprar uma casa própria, construir um imóvel ou adquirir um carro zero são objetivos recorrentes em muitas famílias brasileiras. Entre si, as metas têm em comum a demanda por uma alta movimentação financeira.

Desse modo, é usual recorrer a crédito no mercado para conseguir realizar o objetivo. Nesse caso, o consórcio se apresenta como uma alternativa mais viável para o planejamento de muitas famílias — especialmente quando comparado com linhas de crédito tradicionais.

Isso acontece porque o consórcio é uma modalidade de crédito que se constitui a partir da união de pessoas, físicas ou jurídicas, que compartilham um objetivo similar — como a compra de um imóvel. Uma empresa administradora é responsável por organizar o grupo para seu devido fim.

A instituição estrutura o contrato, define as regras de funcionamento do consórcio e administra o capital obtido. Por sua vez, os participantes devem arcar com o pagamento regular do dinheiro a ser usado para adquirir o bem em questão.

O funcionamento pode lembrar o de uma poupança coletiva. Para adquirir os bens, os participantes precisam ter acesso à carta de crédito. Isso pode acontecer por sorteios ou ao oferecer lances nas assembleias.

Após ser contemplado, o participante poderá usar a carta de crédito para fazer a compra do bem desejado. Todo o processo é autorizado e fiscalizado pelo Banco Central (Bacen).

O que são e como funcionam as cotas de consórcio?

Como você viu, participar de um consórcio pode ser uma oportunidade interessante para seu planejamento financeiro. Afinal, ele possibilita adquirir bens, produtos ou serviços de alto custo de modo parcelado e planejado.

Já as cotas de consórcio referem-se à participação de cada pessoa na construção do fundo coletivo. Elas asseguram diversos direitos para os consorciados, mas também delimitam os seus deveres.

Por exemplo, as cotas garantem participação nas assembleias, que são reuniões regulares organizadas pela administradora do consórcio. É por meio do sorteio do número da cota que pode haver a contemplação do consórcio.

Entre deveres, vale destacar que as cotas de consórcio definem quanto os participantes devem pagar todos os meses para construir o saldo necessário para as contemplações. Já a quantidade de cotas disponíveis depende das regras estabelecidas pela administradora.

Ademais, as cotas servem como mecanismos de identificação dos participantes. Cada uma tem um número individual e mostra informações como histórico de pagamento, participação nas reuniões e as características do plano contratado.

Como adquirir uma cota de consórcio?

Chegando até aqui, você já entendeu que as cotas de consórcio identificam cada participante da modalidade. Portanto, vale a pena saber como você pode adquirir a sua e garantir sua participação no saldo coletivo.

Confira as principais maneiras!

Início do consórcio

A primeira alternativa para comprar a cota de um consórcio é durante o processo de composição do grupo. Nesse caso, você deve definir qual o seu objetivo, como comprar um imóvel ou um veículo, e quanto é necessário para avançar com a compra.

Após esse momento, você deve procurar empresas atuantes no mercado com autorização de funcionamento pelo Bacen para garantir segurança institucional. Também é importante simular o crédito que você precisa para adquirir o bem e analisar as condições de pagamento.

Aspectos como quantidade de parcelas e montante de cada uma são elementos relevantes para uma tomada de decisão consciente. Caso exista alinhamento com seu planejamento financeiro, você efetuar a contratação e pagar a primeira parcela.

Quando a instituição encerrar o processo de constituição do consórcio, ela informará o número da cota de cada participante. Depois, basta fazer o pagamento regular das demais parcelas e estar presente nas assembleias.

Consórcio em andamento

Também é possível adquirir participação em um consórcio já em andamento. Nesse cenário, pode haver a transferência de titularidade de um participante atual para um novo consorciado — que assume a obrigação de pagamento.

Para garantir mais segurança ao processo, é interessante conduzir os trâmites por meio da administradora. A principal vantagem de acessar um consórcio já em andamento é ter que esperar menos tempo até ser contemplado.

No entanto, pode ser preciso arcar com parcelas mais altas — especialmente se você comprar cotas que não foram negociadas antes. Isso acontece porque é comum haver a necessidade de “compensar” o período sem pagamentos.

Cotas contempladas

Além de usar os recursos para adquirir o bem desejado, existe a possibilidade de um participante contemplado vender sua cota. Essa oportunidade deve ocorrer por meio da administradora e permite que uma pessoa não participante usufrua da carta de crédito.

Para os compradores, é fundamental verificar as regras do contrato e se certificar de que essa é uma oferta legítima. Logo, em vez de comprar o bem, o participante inicial pode lucrar vendendo a carta de crédito para outra pessoa.

Como resgatar e transferir cotas de consórcio?

Além dos pontos que você já aprendeu, vale a pena compreender que é possível resgatar sua participação. Assim, caso não queira se manter no consórcio, é possível negociar a saída junto à administradora.

Ela suspenderá as novas cobranças e pode fazer o ressarcimento do montante que você já pagou, com os descontos previstos no contrato. Por isso, é fundamental ter atenção às regras dispostas no documento para entender como o processo pode acontecer.

Ademais, se em vez de resgatar a cota você quiser transferi-la, basta estar com a situação no consórcio e encontrar um comprador. Também inclua a administradora no processo, para garantir mais segurança a você e ao interessado na aquisição.

É por isso que a escolha de uma boa instituição, como a Nine Soluções, é fundamental durante todas do consórcio. Assim, você terá mais tranquilidade para fazer bom uso da sua cota.

Como você acompanhou, as cotas de consórcio são elementos importantes em todo o funcionamento dessa modalidade de crédito. Portanto, aproveite esse conhecimento para avaliar se os consórcios podem auxiliar na realização dos seus objetivos!Está em busca de mais praticidade para alcançar seus sonhos? Faça uma simulação conosco!

28.junho

Conheça a rotina de um representante comercial Nine

Veja algumas das principais atribuições no dia a dia dos representantes comerciais da Nine. Leia Mais.

27.junho

6 dicas para aumentar a performance em vendas

Confira dicas para que você, representante comercial, amplie a sua performance em vendas. Leia Aqui.

14.junho

Quais os documentos necessários para um consórcio?

Está pensando adquirir um bem ou serviço e buscar uma opção mais econômica e planejada? Então, o consórcio é uma excelente alternativa.  Por meio do consórcio, pod

Fale conosco no WhatsApp