Blog Confira nossas notícias em nosso Blog Nine

Voltar

O que é home equity e quais as vantagens dessa modalidade de empréstimo?

Por muito tempo, quem tinha interesse em fazer um empréstimo ficava restrito às opções fornecidas por grandes bancos. Contudo, com a flexibilização das regras que envolvem esse tema e o surgimento de fintechs e empresas de soluções de crédito, novas alternativas estão surgindo.

Por exemplo, você sabe o que é home equity? Essa pode ser uma solução para quem já tem um imóvel e precisa levantar capital rapidamente. No entanto, antes de utilizá-la, é necessário conhecer mais a seu respeito.

Nesse sentido, prossiga com a leitura deste artigo para aprender o que é home equity e quais vantagens essa modalidade de empréstimo oferece.

Acompanhe!

O que é home equity?

No mercado de crédito, o home equity representa uma modalidade de empréstimo com garantia de imóvel. Assim, o tomador consegue acessar condições diferenciadas ao deixar uma propriedade imobiliária como garantia do pagamento.

Esse é um tipo de negócio bastante comum em países estrangeiros, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. No exterior, o home equity também é chamado de “second mortgage” ou “segunda hipoteca”, em tradução literal.

No Brasil, ele é chamado de refinanciamento imobiliário. Isso porque esse tipo de negócio vincula o imóvel ao pagamento do empréstimo, semelhante ao que acontece em um financiamento imobiliário.

Como funciona esse tipo de empréstimo?

Após aprender o conceito de home equity, é pertinente conferir como ele funciona. Esse é um tipo de empréstimo acessível para pessoas físicas ou jurídicas. Comumente, é preciso que o solicitante seja o proprietário do imóvel que será colocado como garantia, mas há exceções.

Além disso, é comum exigir que o imóvel esteja livre e desembaraçado de ônus. Isto é, ele não pode ser objeto de outra garantia, possuir dívidas ou gravames registrados em sua matrícula. Por exemplo:

  • hipoteca;
  • alienação fiduciária;
  • penhora;
  • indisponibilidade.

Caso contrário, parte do empréstimo poderá ser usada para baixar todos os gravames primeiro. Então, se você tem um imóvel e precisa de crédito, basta procurar por uma instituição ou empresa que ofereça a modalidade home equity.

Antes de conceder o crédito, o fornecedor realizará uma avaliação do imóvel e da sua renda. A quantia emprestada costuma se basear no valor de avaliação, correspondendo a um percentual do montante total do imóvel.

As condições de pagamento da dívida, número de parcelas e as taxas de juros poderão variar entre cada instituição. Caso o crédito seja aprovado, você receberá a quantia em sua conta bancária e o contrato de home equity será gravado como um ônus na matrícula do imóvel. 

Isso envolve a transferência da propriedade para o fornecedor de crédito até a quitação do contrato. Essa é uma forma de impedir que imóvel seja vendido ou dado como garantia em outros empréstimos, sem a autorização do credor.

Por conta da contratação, você assume a obrigação de quitar o empréstimo, no prazo e condições firmadas. Após o pagamento, o imóvel é devolvido e o ônus é baixado da matrícula junto ao cartório de registro de imóveis.

Quais são as vantagens do home equity?

Existem diversas vantagens em optar pelo home equity quando o assunto é empréstimo. Portanto, vale conhecer as principais. Veja só!

Juros acessíveis

Uma das maiores dificuldades de fazer empréstimos no passado se dava em razão dos altos juros cobrados. Contudo, com o surgimento da possibilidade de deixar um imóvel como garantia do contrato, isso diminui o risco de crédito e permite o oferecimento de taxas mais acessíveis.

Por exemplo, com a Nine Soluções, os juros de home equity podem ficar em 0,99% ao mês, mais o indexador de correção monetária. Além disso, você pode tomar como empréstimo até 60% do valor do imóvel que será dado como garantia — podendo ser usado mais de um imóvel para ampliar o valor do crédito.

Prazos ampliados

Em empréstimos tradicionais, como pessoal e consignado, os prazos podem ser bastante limitados. Nesse sentido, as parcelas e as taxas de juros muitas vezes ficam muito altas e fora do seu orçamento.

Já no home equity, é possível contratar empréstimos com parcelas que chegam a até 240 meses (20 anos). Isso, somado às baixas taxas de juros, possibilita que o empréstimo fique com parcelas bastante acessíveis e que não impactam severamente o seu orçamento.

Baixa burocracia

Diferentemente dos empréstimos convencionais, o home equity possui uma contratação bastante simplificada. Muitas das companhias e instituições que o oferecem possibilitam a negociação online, sem a necessidade de se dirigir a uma agência bancária e pegar filas.

Ainda, se o pedido for aprovado, não há limitação para a utilização dos recursos. Isso significa que você poderá utilizá-los conforme os seus interesses, sem precisar condicionar o crédito a uma compra ou contratação específica a ser feita com o dinheiro.

Quais são as principais dúvidas sobre o assunto?

Sabendo as vantagens do home equity, é interessante sanar as principais dúvidas que as pessoas têm sobre esse assunto. Confira os questionamentos mais frequentes!

O solicitante pode continuar morando no imóvel? 

Uma das preocupações de quem está interessado em fazer um home equity é se o solicitante pode continuar utilizando o imóvel dado como garantia. Isso é possível, uma vez que somente a propriedade é passada para o fornecedor, mas a posse fica com o solicitante.

Eu posso alugar ou vender o imóvel?

Ambas as respostas são positivas. Ou seja, você pode alugar o imóvel e usar o valor do aluguel para pagar as parcelas. No caso da venda, será necessário ter a autorização do fornecedor de crédito, que poderá exigir que o comprador assuma a dívida ou faça a sua quitação.

É possível perder o imóvel?

Considerando que o imóvel é dado em garantia do pagamento do empréstimo, a inadimplência recorrente poderá resultar na sua perda. Nesse cenário, é comum a propriedade ser leiloada para quitação do saldo devedor. 

Qual a diferença entre home equity e hipoteca? 

No home equity, o imóvel é transferido para o fornecedor de crédito, sendo devolvido com a quitação da dívida. Já na hipoteca, o imóvel continua em nome do proprietário — o que faz com que os riscos sejam maiores, aumentando também as taxas de juros.

Eu preciso ser o titular do imóvel?

Como você viu, normalmente, é exigido que o solicitante seja o titular do imóvel. Porém, há instituições e empresas que permitem utilizar imóveis de terceiros, desde que eles também sejam incluídos como parte no contrato.

Depois de aprender o que é home equity, agora você conhece mais uma opção de crédito para buscar em caso de uma necessidade. Então não deixe de procurar por instituições e empresas que forneçam as melhores condições e taxas, com parcelas que caibam no seu orçamento.

Quer simular a realização de um home equity com a Nine Soluções? Entre em contato conosco!

28.junho

Conheça a rotina de um representante comercial Nine

Veja algumas das principais atribuições no dia a dia dos representantes comerciais da Nine. Leia Mais.

27.junho

6 dicas para aumentar a performance em vendas

Confira dicas para que você, representante comercial, amplie a sua performance em vendas. Leia Aqui.

14.junho

Quais os documentos necessários para um consórcio?

Está pensando adquirir um bem ou serviço e buscar uma opção mais econômica e planejada? Então, o consórcio é uma excelente alternativa.  Por meio do consórcio, pod

Fale conosco no WhatsApp