Blog Confira nossas notícias em nosso Blog Nine

Voltar

O que é um consórcio? Saiba mais sobre essa modalidade de crédito!

É bastante comum as pessoas buscarem o parcelamento na compra de bens e serviços, principalmente para aqueles de maior valor. Se esse é o seu interesse, vale a pena conhecer as alternativas que estão disponíveis no mercado, como o consórcio.

Essa modalidade de crédito pode auxiliar no planejamento para a aquisição de um bem, como imóveis ou veículos. Mas é preciso entender como funciona essa alternativa para avaliar se ela está alinhada às suas necessidades.

Pensando nisso, este artigo apresentará o que é e como funciona um consórcio. Continue a leitura e saiba mais!

O que é consórcio?

O consórcio é uma modalidade de crédito utilizada para aquisições de alto custo. Ele se baseia na união de pessoas — que podem ser físicas ou jurídicas — interessadas na compra de bens móveis, imóveis ou, até mesmo, na contratação de serviços.

A união de recursos financeiros forma uma espécie de poupança coletiva utilizada para alcançar o objetivo pretendido. Ademais, as administradoras são responsáveis pela formação dos consórcios, enquanto a autorização e fiscalização é feita pelo Banco Central.

Como um consórcio funciona?

Em relação ao funcionamento, o consórcio tem início com a formação do grupo, sendo que todos os participantes contribuem mensalmente com o valor da parcela acordada. Cada plano tem um objetivo definido em contrato e, até a data final estabelecida, todos os consorciados serão contemplados. 

Cada administradora pode oferecer um conjunto de produtos e serviços relacionados ao consórcio. Além disso, as alternativas diferem em relação aos valores de créditos, parcelas e prazos de pagamentos.

Dessa forma, você pode analisar os planos e escolher aquele que mais se adéqua aos seus objetivos e orçamento. A partir da assinatura do contrato, você se tornará um consorciado e será identificado por um número de uma cota dentro do grupo.

Assim, será preciso pagar as parcelas mensais, calculadas a partir da divisão do valor da carta de crédito pelo total de meses definido no contrato. O montante pago pelos participantes forma uma reserva para que todos possam ser contemplados.

Nas parcelas também estão incluídas despesas diversas, como a taxa de administração. Ela é cobrada para remunerar o trabalho da administradora do consórcio. Ademais, outras cobranças podem estar incluídas, como eventuais seguros obrigatórios e a taxa do fundo de reserva do consórcio.

Esse fundo de emergência tem o objetivo de cobrir eventuais atrasos e inadimplências dos participantes do consórcio. Porém, vale destacar que não há juros remuneratórios, como aqueles cobrados em empréstimos e financiamentos, garantindo um melhor custo-benefício aos participantes. 

Quais são os tipos de consórcio existentes?

Como você viu, essa modalidade de crédito pode ser utilizada para adquirir diferentes bens e serviços. Logo, existem diversos tipos de consórcios disponíveis no mercado. 

Entre os principais, estão:

Como os consorciados são contemplados?

Após conhecer os principais tipos de consórcio existentes, você pode se perguntar como os participantes são contemplados. O processo pode ocorrer por meio de sorteios ou lances.

No caso do sorteio, são separadas as cotas que estão em dia com os pagamentos e são sorteados os números, conforme o número de cartas de crédito a serem liberadas. Já os lances permitem que o integrante ofereça um valor para antecipar a contemplação, como uma espécie de leilão. 

Após ser contemplado, o participante recebe sua carta de crédito e pode adquirir o bem desejado. Contudo, cada administradora tem um processo diferente para contemplar os consorciados. Logo, é fundamental ler o contrato com atenção antes de assiná-lo.

Quais são as vantagens dessa modalidade de crédito?

Se você acredita que o consórcio pode ser interessante para as suas necessidades, vale conhecer as vantagens dessa modalidade. Confira:

Flexibilidade

O consórcio promove maior autonomia para o contratante, permitindo escolher detalhes sobre o plano. Afinal, as questões referentes ao valor da carta de crédito e quantidade de parcelas, por exemplo, dependem de cada contrato.

Dessa forma, é possível optar pela alternativa que melhor se adapta ao seu orçamento e aos seus objetivos.

Ausência de juros

Como o consórcio não é um tipo de empréstimo, não há cobrança de juros remuneratórios sobre as mensalidades. O fato de existir um grupo de autofinanciamento permite que a relação financeira seja descomplicada, reduzindo custos e burocracias.

Maior segurança

Outra vantagem do consórcio é a sua regulação pelo Banco Central. Logo, as administradoras devem estar autorizadas a funcionar e precisam seguir regras específicas, o que traz mais segurança aos participantes.

Portanto, no momento de contratar um consórcio, lembre-se de verificar se a instituição está autorizada a oferecer esse serviço aos clientes. 

Planejamento financeiro

Como o consórcio é uma modalidade mais flexível que outras alternativas, como o financiamento, ele pode se adaptar com mais facilidade ao seu planejamento financeiro. Como visto, o contratante escolhe o plano e as condições mais favoráveis à sua realidade, conforme as propostas da administradora.

Ainda, a ausência de juros e os custos menores também contribuem para que você se organize e mantenha as finanças em ordem. Isso permite alcançar seus objetivos com mais facilidade.

Quais são as desvantagens do consórcio?

Além das vantagens, o consórcio também apresenta desvantagens. Veja quais são os principais pontos de atenção:

Adiamento da compra do bem

Uma das principais desvantagens do consórcio é que o prazo para adquirir o bem é maior, já que você precisará aguardar a contemplação para ter acesso à carta de crédito. Logo, quem tem pressa em fazer a aquisição pode não se adaptar ao modelo.

Risco de inadimplência

Apesar de o consórcio poder contar com seguro e fundo de reserva, existe o risco de inadimplência. Por se tratar de um grupo de pessoas que fornece recursos para alcançar um objetivo, pode haver participantes inadimplentes prejudicando os processos de contemplação. 

Quando fazer um consórcio?

Como você aprendeu, o consórcio pode ser bastante interessante quando você deseja adquirir um bem ou serviço — especialmente aqueles de valor elevado. No entanto, é essencial avaliar os prós e contras da modalidade para tomar uma decisão mais acertada.

O ideal é contratar um plano quando, ao avaliar seus objetivos e seu orçamento, você identificar que essa é a melhor alternativa para seus planos. Caso opte pela modalidade, verifique se a administradora é idônea e se ela oferece as melhores condições para o contrato. 

Vale ressaltar que as parcelas do consórcio devem ser pagas até a quitação do montante contratado — mesmo que você seja contemplado antes. Portanto, certifique-se de que você pode se comprometer com o pagamento por um longo período.

Agora você sabe o que é consórcio e como ele funciona. Assim, é possível avaliar se essa modalidade de crédito está alinhada às suas necessidades. Se optar por essa alternativa, lembre-se de avaliar com cuidado as condições do plano para tomar melhores decisões.Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato conosco da Nine Soluções e esclareça suas questões!

28.junho

Conheça a rotina de um representante comercial Nine

Veja algumas das principais atribuições no dia a dia dos representantes comerciais da Nine. Leia Mais.

27.junho

6 dicas para aumentar a performance em vendas

Confira dicas para que você, representante comercial, amplie a sua performance em vendas. Leia Aqui.

14.junho

Quais os documentos necessários para um consórcio?

Está pensando adquirir um bem ou serviço e buscar uma opção mais econômica e planejada? Então, o consórcio é uma excelente alternativa.  Por meio do consórcio, pod

Fale conosco no WhatsApp